Tweet, reply, mention, dm – Siga, Indico, Follow, FF

As coisas mais simples são mais difíceis de entender ou de explicar

Estava com este post pendente já faz algumas semanas e ainda vejo vários tweets que começam com @nome_do_usuario

Quando vejo uma mensagem no @Twitter começando com “@” sei que a mensagem é endereçada para o primeiro da lista e o restante das ‘arrobas’ são menções para outros usuários. Existem duas possibilidades para uma mensagem deste tipo:

@123 @abc @345 @def <~ sigo e indico!

  1. A pessoa quer mandar a mensagem apenas para @ 123 mencionando @ abc, @ 345 e @ def – porque não está envolvendo todos os seus seguidores, ou
  2. A pessoa não sabe que a mensagem começando com @ 123  e contendo @ abc @ 345 @ def etc., não está sendo enviada para todos os seus seguidores.

As mensagens mais comuns são de indicação do tipo, siga, siga, follow, indico, recomendo, #followfriday, #FF, começando com @usuario1 … e a indicação no final da mensagem (siga, follow, indico, recomendo, #FF)…

A mensagem em azul acima siginifica uma mensagem para 123: @123 sigo e indico @abc @345 @def
Esse é um tweet específico (in reply to @123) para @ 123, indicando @ abc, @ 345 e @ def

Se a mensagem começasse com algum dos textos acima, as menções a @123 @abc @345 @def etc. seriam visíveis para todos os seguidores dessa pessoas. Exemplos:

  • #FF gente boa! @123 @abc @345 @def
  • Indico @123 @abc @345 @def <- #FF
  • Sigam! @123 @abc @345 @def
  • Recomendo @123 @abc @345 @def <~ gente boa!

Todos os exemplos de mensagens acima, que não começam com ‘@’, são visíveis para todos os seus seguidores. É o que eu chamaria de indicação, recomendação, ampla, geral e irrestrita. As mensagens com @ no início do post são indicações restritas para aqueles que estão sendo mencionados como resposta (reply) ou menção (mention).

O que segue, não se aplica aos usuários que protegem seus tweets porque eles não são públicos, são restritos àqueles que a pessoa autorizou para ser seguida!

Tweets públicos são aqueles que podem ser visualizados por qualquer pessoa na Internet que saiba o apelido da conta do usuário no Twitter. Essas pessoas nem precisam ter uma conta no Twiiter para poderem ver as mensagens na linha do tempo do usuário (timeline) ou não precisam fazer login (se usuários) para lerem as mensagens.

Replies, Direct Messages, Mentions

Responder um tuíte (tweet) é uma forma de ser amigável e conversar no Twitter. Há duas maneiras de responder aos tweets. Uma resposta @ (reply) onde você usa “@ username” na sua mensagem. Essas respostas são públicas ou seja, visíveis na sua página do Twitter. Se você quer responder em particular, você pode enviar uma mensagem direta (DM – Direct Message) que é enviada apenas para o destinatário como um e-mail privado.

Resposta usando “@”

Usando “@ username” no tweet é uma forma de falar com ou referenciar alguém no Twitter. Por exemplo, se você tuita “@jblm Qual é a diferença entre a resposta e RT?” então você está dirigindo sua pergunta para o usuário @jblm. Quando @jblm loga no sistema, quer no site Twitter ou através de alguma aplicação cliente do Twitter (TweetDeck, ÜberTwitter, Visibli, Echofon, etc) , ele pode verificar as respostas ou “menções – mentions” que tenha recebido, ver os tweets que fazem referência a eles usando “@ username ” – @jblm neste exemplo.

Se você começar o seu tweet com “@ username“, então isso significa que você está direcionando o seu tweet para esse usuário especificamente. É um tweet que representa uma resposta, reply. A diferença de usar “@ username” em qualquer outro lugar do seu tweet pode ser explicada através de um exemplo.

Vamos dizer que você tem dois seguidores (followers): @abc e @123 – @abc segue @você e @jblm; @123 só segue você e @abc e não segue @jblm:Diagrama de seguidores no Twitter

Agora, considere as maneiras pelas quais você pode escrever para @jblm:

@jblm qual é a diferença entre eficiência e eficácia? (Destinatário: @jblm)

Qual é a diferença entre eficiência e eficácia? @jblm (Referência: @jblm)

Em ambos os casos, seus tweets são públicos. Qualquer usuário que visitar http://twitter.com/seu-nome-de-usuario vai ver esses tweets na sua página. Isso não acontece para todos se você proteger seus (proteced) tweets.

No primeiro exemplo você começa seu tweet com “@jblm”. Portanto, este tweet não aparecerá na linha do tempo para o seu seguidor @123, porque @123 não segue @jblm. A mensagem é dirigida para @jblm e por isso não é de interesse para todos os seus seguidores. Mesmo sendo público, não é exibido para todos os seus seguidores.

Para ver esse tweet é preciso ir até sua página no Twitter. Por outro lado, @abc está seguindo @você e @jblm – então @abc está envolvido em qualquer conversa que @você tem com @jblm. Qualquer mensagem pública que você envia para @jblm será exibida para @abc como qualquer resposta normal (que não é dirigida a um usuário em particular).

No segundo exemplo, “@jblm” não está no início do tweet. É uma referência a @jblm. Mesmo que seja uma referência a @jblm, todos os seus seguidores irão ver este tweet porque não é dirigido especificamente a @jblm.

Em outras palavras, se você escreve para alguém colocando “@alguém” no início, ele (alguém) e os seguidores dele vão ver a mensagem. Esse tipo de tweet é uma resposta, reply, para @alguém.

Se você escreve uma mensagem sem colocar “@” no início, todos os seguidores irão ver sua mensagem. Caso acrescente @pessoa1, @pessoa2 dentro ou no final do tweet elas são pessoas mencionadas, referenciadas no tweet (sua mensagem) e todos os seus seguidores vão ver as menções (mention), referências à @pessoa1 e @pessoa2.

Resposta com uma mensagem direta (DM Direct Message)

A mensagem direta é um tipo de resposta que só pode ser enviada para seus seguidores. A DM é como e-mail privado. Ela não aparece publicamente em sua página no Twitter. Continuando com o exemplo acima, onde @abc está seguindo, @você, você pode enviar uma mensagem direta para @abc da seguinte forma: “d abc esta é uma mensagem particular”.  Observe a sintaxe – mensagens diretas começam com a letra d seguido por espaço seguido do username (sem o @ na frente).

Se você estiver lendo sua página de mensagens diretas recebidas (Direct Messages > Inbox) e clicar em Reply vai acontecer o equivalente ao descrito acima. Use DM se sua mensagem contém informações confidenciais ou particulares como números de telefone, endereço de email, etc.

Como raramente vemos as mensagens que foram diretamente enviadas para nós é muito comum existir uma mensagem, tipo resposta (reply) para a pessoa que enviamos a mensagem direta (DM):

@123 leia DM

Eu acho complicado, e você? Aguardo comentários!

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

{ 9 comments… read them below or add one }

Michele Foley dezembro 23, 2010 às 20:35

RT @CasaDoRockcom: @jblm http://bit.ly/bwhRRI

Responder

Graziele janeiro 20, 2011 às 16:49

Certo, não sei se vc mencionou isso mas, por exemplo meu twitter é bloqueado, e eu menciono alguem, esse alguem não me segue, ele consegue ver que eu mencionei ele?

Grata.

Responder

Joao B L Moraes janeiro 22, 2011 às 22:18

Oi Graziele,
Pelo que eu entendi, seus tweets são protegidos.
Só as pessoas que te seguem – você aceitou – podem ver seus tweets.
Quando a gente segue alguém com tweets protegios esse alguém tem que
nos autorizar para vermos os tweets. Quem não te segue não sabe que foi mencionado
porque não vê nenhuma mensagem (tweet) sua.
Abraços

Responder

Joao B L Moraes janeiro 22, 2011 às 22:21

A ajuda do Twitter está aportuguesada.
Veja mais: http://support.twitter.com/articles/289892-contas-p-xfa-blicas-e-protegidas
Bom FDS!

Responder

rebeca novembro 13, 2012 às 17:45

@abc >(Não me segue)
@def >(Me segue)

Olá, gostaria de saber o seguinte: Se eu envio uma DM para alguém que me segue(@def) e nesta DM eu cito(menciono) alguém que não me segue, por exemplo, dessa forma(usando o @ >> @abc , então @abc verá minha DM pelo fato de eu o ter mencionado???

Responder

Joao B Lordello Moraes novembro 27, 2012 às 14:53

Boa tarde Rebeca,
Não, uma DM é estritamente privada, particular.
Somente a pessoa que recebeu sua DM irá poder ler.
Pode citar outras contas na DM, essas contas não
irão ver nada sobre o conteúdo da DM.
Abraços

Responder

Alo julho 25, 2015 às 1:43

PERGUNTA: Em uma conversa DM (Mensagem Direta) pelo Twitter, após conversar com uma seguidora, essa digitou o seguinte comando: “Reply fro @nomedela”. Indaguei o que era isso, ela falou tratar-se de algum erro do Twitter. Sei que ela usa Tweetdeck, será que isso é algum comando proposital que ela deu e o que significa esse comando digitado na DM? Alguém pode me ajudar ?
Grato,
Cordialmente,
Alo

Responder

Clarissa dezembro 16, 2015 às 16:48

Muito obrigada! Foi muito elucidativo. Não entendia a diferença entre “Tweets” e “Tweets & replies” agora entendi e isso pode otimizar a interação no twitter!! Muito bom

Responder

Marcelino janeiro 9, 2016 às 19:25

Legal! Valeu pelas dicas, agora entendi mais um pouco sobre o o twitter e como transmitir uma mensagem para o público geral ou específico.

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: